terça-feira, 29 de setembro de 2009

Veja como instalar qualquer edição do Windows 7, mesmo se o DVD só mostrar uma !!!

O DVD do Windows 7 pode vir configurado para permitir apenas a instalação da edição comprada. Porém, todas elas fazem parte do DVD. O Windows Vista também é assim.

Basicamente o Windows 7 é único, o kernel e o sistema são os mesmos em todas as edições - da Starter a Ultimate. O que muda são alguns "pacotes" de programas e a marca na identificação da edição, claro.

A identificação da versão no DVD vem no arquivo ei.cfg, na pasta "sources" do DVD. Você pode remover esse arquivo se quiser que o Windows pergunte qual edição instalar, durante a instalação.

Claro, os números seriais do Windows 7 funcionarão apenas na edição comprada. Não é possível ativar o Windows 7 Ultimate com um número serial do Home Premium, por exemplo. Mas não é ilegal você testar as outras versões, afinal elas funcionam completamente por 30 dias sem precisar de ativação (inclusive com as atualizações automáticas). Pode ser interessante se você quer liberar as outras edições por qualquer motivo, "por sua conta e risco".

O arquivo ei.cfg tem esse estilo:

[EditionID]
Ultimate
[Channel]
Retail
[VL]
0

Você pode trocar o SKU da versão desejada trocando o nome (no exemplo,Ultimate) pelo nome correspondente, que pode ser um desses:

Ultimate
Professional
HomePremium
HomeBasic
Starter

O maior problema é salvar o ei.cfg no DVD e mantê-lo bootável. Se o objetivo é gerar uma mídia sem boot, para rodar dentro de outra versão de Windows, não há muito problema. Você pode extrair o conteúdo do ISO com o WinRAR(ou com programas que trabalham com CDs/DVDs) para uma pasta e rodar o instalador a partir dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário